Maceió

Guia de praias para conhecer em Maceió

Maceió é um dos principais destinos praianos para quem busca um bom destino de Sol e mar. O calor forte toda a parte do ano proporciona dias ensolarados iguais aos folhetos de viagem. Os coqueirais tomam contam da paisagem, sendo encontrados em quase toda costa alagoana. A capital do estado também oferece ótima estrutura hoteleira e opções de entretenimento. A vida noturna de Maceió é agitada, e a bela orla principal oferece grande variedade de quiosques, bares com música ao vivo e restaurantes diversos. As iguarias são feitas com frutos do mar variados, sempre com muita referência da comida do sertão nordestino e caiçara.
Para ajudar os viajantes que buscam no litoral alguns bons dias de sossego, separamos um guia de praias para conhecer em Maceió. Agora você já pode se organizar melhor e embarcar nessa viagem!
Praia Pontal da Barra
A praia de Pontal da Barra está mais ao sul do litoral em direção ao município de Marechal Deodoro, uma praia selvagem de mar aberto e agitado, com muita correnteza e ondas fortes, por isso não é indicada para o banho. Propícia para a prática de surf e pesca de arremesso. Situada em uma península, entre o Oceano Atlântico e a Lagoa Mundaú, as águas do mar e da lagoa chegam num ponto que se misturam em mais um lindo espetáculo da natureza.

O que visitar:
Praias
Localizada bem em frente a Praia de Pajuçara, a mais movimentada de Maceió. As piscinas naturais se formam apenas na maré baixa, os passeios às piscinas de Pajuçara são feitos através de jangadas rústicas que levam em média 10 min para percorrer 2 quilômetros entre a praia e os recifes.

Uma das melhores praias urbanas da cidade, a Praia de Ponta Verde possuí águas claras e calmas, ao fundo um simpático farol ajuda a enquadrar a bela paisagem da região.

A praia de Jatiúca possuí ondas fortes que atraem muitos surfistas e é sede de campeonatos do esporte ao decorrer do ano. Em sua orla diversos restaurantes dos mais variados tipos de cozinhas ajudam o aumento de pedestres neste lado da cidade.

Passeio das Nove Ilhas:
O passeio de barco na Lagoa Mundaú e Manguaba é um dos passeios mais inesquecíveis de Maceió. No bairro Pontal da Barra, é possível realizar o ‘Passeio das Nove ilhas’, com barcos típicos que navegam em um arquipélago localizado na Lagoa Mundaú. Das nove ilhas, oito delas ficam na capital alagoana e uma em Marechal Deodoro, município vizinho.
Ilha do Irineu: Tem esse nome em homenagem ao Senhor Irineu, velho pescador da região, conhecido em todo o Brasil por ser um dos poucos trígamos do país;
Ilha das Andorinhas: Tem esse nome porque há vários ninhos de andorinhas na ilha e ocorre todo ano um fluxo migratório na região dessas aves;
Ilha do Fogo: Possui esse nome porque no local havia um alambique de pinga, que faliu anos depois porque os funcionários consumiam o produto;
Ilha de Santa Marta: O nome é uma homenagem a Santa Marta;
Ilha do Almirante: Tem esse nome porque lá viveu um almirante da marinha que faleceu lá mesmo;
Ilha de Um Coqueiro Só: Possui esse nome porque em 1989 uma enchente devastou a ilha e só sobreviveu um coqueiro na região;
Ilha das Cabras: Tem esse nome porque um fazendeiro criava cabras na ilha, mas teve que interromper a criação por causa da poluição da região;
Ilha Bora Bora: Ganhou esse nome porque o povo da região encurtava a palavra “embora” para “bora”, quando queria-se ir para a ilha.
Ilha de Santa Rita: Pertence ao município de Marechal Deodoro. É a maior ilha lacustre do país, pois possui 12 km². Atualmente, a ilha é uma área de preservação ambiental porque possui uma fauna e uma flora riquíssimas.

O que fazer:
Feira de artesanato de Pajuçara
Agrande estrutura com dezenas de lojinhas de souvenirs à beira mar chama atenção dos turistas e moradores que passam pela região da orla. A feira acontece na Av. Dr. Antônio Gouvêia, na Praia de Pajuçara.

Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore
O grande acervo de arte popular existente no museu foi doado pelo patrono Théo Brandão. Para homenageá-lo, a instituição recebeu o nome de Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore da Universidade Federal de Alagoas. Peças de países como a Espanha, Portugal, México, além de obras brasileiras constituem o acervo do museu que está localizado na Avenida da Paz.

Museu do Comércio de Alagoas
Localizado no bairro de Jaraguá, parte histórica de Maceió o Museu do Comércio de Alagoas abriga os museus do Comércio de Alagoas e da Tecnologia do século 20 com diversas informações sobre a evolução dos meios de comunicação, desde as mídias impressas pela tipografia até os primeiros computadores pessoais.

Memorial Teotônio Vilela
Biblioteca e acervo do senador da anistia, o alagoano Teotônio Vilela. Av. Dr. Antônio Gouveia, S/N – Pajuçara.

Memorial da República
Um espaço no qual as pessoas podem saber um pouco mais da história da República e conferir exposições itinerantes.

Palácio Floriano Peixoto
Constituído basicamente do peças imobiliárias dos séculos XIX e XX, o MUPA reúne prataria, cristais e objetos decorativos, além de obras de artistas alagoanos, como Luís Silva, Miguel Torres, Lourenço Peixoto e, em destaque as telas do pintor Rosalvo Alexandrino de Caldas Ribeiro, nascido em Marechal Deodoro.

Mirantes
Mirante Ambrózio Lira: Localizado na Rua Ambrósio Lira, bairro do Farol, entre as Ladeiras do Brito e dos Martírios. Por ele, observa-se o mar da Praia da Avenida e todo o resto da costa que vai até o Pontal da Barra e o Centro da cidade de Maceió.
Mirante Chã de Bebedouro: Localizado na Avenida Osvaldo Cruz, estrada de Santa Amélia, no Bairro da Chã de Bebedouro. Boa parta da Lagoa Mundaú pode ser vista de lá.
Mirante do Cortiço: Atrás do Colégio Santíssimo Sacramento, no bairro do Farol, é possível admirar uma bela vista do Centro da cidade e parte da Praia da Avenida.
Mirante Kátia Assunção: Localizado no bairro do Jacintinho, avista-se quase todo o litoral da cidade, desde a Praia de Cruz das Almas até a Praia da Avenida, onde está localizado o porto da cidade.
Mirante da Sereia: Localizado no litoral norte, na AL 101 norte, está na Praia de Pratagy –
Mirante da Sereia: Avista-se o mar de Pratagy, com sua piscina natural, rodeada de arrecifes, onde está localizada a estátua da sereia.
Mirante de São Gonçalo: Próximo a Igreja de São Gonçalo, no bairro do Farol. Avista-se o Centro da cidade, o mar da Pajuçara e Ponta Verde, o Porto de Maceió e toda extensão da costa sul.
Mirante de Santa Terezinha: Em frente a Igreja de Santa Terezinha, no bairro do Farol. É possível ver, parcialmente, a Lagoa Mundaú, o Palácio dos Martírios e o Estádio Rei Pelé (conhecido como Trapichão).

VEJA MAIS DESTINOS

PARIS

Saiba Mais

BUENOS AIRES

Saiba Mais

MADRI

Saiba Mais

DUBAI

Saiba Mais

PORTUGAL

Saiba Mais