Cananéia

Cananéia “Cidade Ilustre do Brasil”

Conhecer um pouco da história brasileira através de Cananéia é sempre uma descoberta deslumbrante.

Controversa desde a sua colonização, Cananéia encerra em sua História um sem-número de fatos que revelam uma Europa muito mais interessada em riquezas materiais do que na catequese dos habitantes.

“… Na época do descobrimento o lugar chamava-se Marataiama, em tupi-guarani: mara = mar e taiama = terra, isto é, «lugar onde a terra encontra o mar».
Habitavam o lugar os índios Carió (Carichó ou Carijó) da nação guarani. Eles jamais haviam visto um navio tão grande, cheio de velas brancas, homens brancos vestidos, de fala macia e cabelos de fogo, ficaram deslumbrados e se referiam ao fato como mutupapaba, isto é, «coisa maravilhosa». Chamaram o marco de Itacoatiara (ita = pedra e cuatiara = risco, desenho, inscrição) ou Itacuruçá (ita = pedra e Curuçá = cruz)…”.

“… Na expedição de reconhecimento de 1501-1502, ao atingir Cananéia, os navegadores deram-se conta, que poderiam estar no limite do hemisfério de influência portuguesa, ou até, tê-lo ultrapassado. Sendo assim, terminaram por ali o reconhecimento e decidiram viciar os dados das observações com a intenção de esconder a realidade geográfica com que se deparavam.
Sem dúvida a mistificação não pode ser mantida por muito tempo, mas o foi até as incursões espanholas por esta região. Porém a presença portuguesa já era marcante, caso contrário correríamos o risco de estarmos “hablando español”…”.

Cananéia é um município brasileiro no litoral do estado de São Paulo. Pertence à Mesorregião do Litoral Sul Paulista e Microrregião de Registro e localiza-se a sudoeste da capital do estado, distando desta cerca de 265 km.

Cananéia é por alguns considerada a cidade mais antiga do Brasil (5 meses antes da fundação de São Vicente) mas por falta de documentação oficial que comprove tal fato, São Vicente é oficialmente a cidade mais antiga do Brasil. Atualmente, o Centro Histórico de Cananéia ainda preserva os estilos arquitetônicos adotados pelas primeiras casas desde o período colonial até o final do século XIX. As praias também atraem milhares de pessoas na alta temporada, sendo que na Ilha do Cardoso há várias trilhas e cachoeiras, além de vários sítios arqueológicos. As festas, a culinária e o artesanato também são atrativos à parte da cidade, cujas principais fontes de rendas são a pesca e o turismo.

VEJA MAIS DESTINOS

PARIS

Saiba Mais

BUENOS AIRES

Saiba Mais

MADRI

Saiba Mais

DUBAI

Saiba Mais

PORTUGAL

Saiba Mais